ABNT NBR 6122 - Projeto e Execução de Fundações
.webp)
Hoje, nós vamos falar sobre uma NBR muito importante, que trata sobre o processo de execução das fundações, uma etapa fundamental para garantir a sustentação e qualidade da obra, a NBR 6122. Por conta de sua importância para a construção civil, resolvemos explicar sobre quais são os principais tópicos abordados por esta norma, pois um problema na execução da fundação pode comprometer toda a construção, ou no mínimo, causar graves problemas de manutenção.
Se você tiver em mente as recomendações estabelecidas pela NBR, com certeza, saberá como realizar a fundação da sua edificação com mais propriedade, garantindo segurança e evitando problemas para toda obra. Então, continue lendo para saber mais sobre a NBR 6122, pois aqui você encontrará as informações que precisa para direcionar o processo de execução da fundação da sua construção. Vamos lá!
O título da NBR 6122 consiste em “Projeto e Execução de Fundações” e seu objetivo é direcionar os procedimentos desde o projeto até a execução das fundações. Você deve saber que as fundações são responsáveis por distribuir o peso (carga) da construção para o solo de forma segura para que não ocorram deslizamentos de terra, problemas como trincas, rachaduras na construção e tantos outros danos que podem ser causados por erros na fundação.
Por se tratar de uma responsabilidade muito grande escolher o tipo da fundação e como será realizada sua execução, o ideal é que isso seja feito por um engenheiro ou uma equipe capacitada para realizar tal tarefa.
Assim, poderá ser feita uma análise técnica, considerando as características do solo, o peso da edificação, os materiais e equipamentos necessários para elaborar o projeto estrutural.
Apesar de contar com uma equipe para te ajudar a projetar e executar a fundação de uma construção, você precisa ter uma noção sobre o assunto. E, fizemos este artigo para isso: para que aprenda sobre projeto e execução das fundações, pois, se realizados da forma correta, possibilitam uma obra de qualidade e evitam danos futuros.
Portanto, faça uma boa leitura para que entenda de uma vez por todas quais são as recomendações da NBR 6122 para realizar da forma correta o projeto e execução das fundações!
Segundo a própria NBR, a norma especifica os requisitos a serem observados no projeto e execução de fundações de todas as estruturas da construção civil. Porém, há algumas exceções.
Esta norma não contempla aqueles tipos de fundação que têm aplicação restrita (sapatas estaqueadas, radier estaqueados, estacas de compactação, melhoramento do solo, entre outras) e aqueles que estão em desuso (caixões pneumáticos, por exemplo).
Tais fundações podem ser utilizadas com as adaptações que sejam necessárias a partir dos tipos apresentados pela norma.
A NBR 6122 faz parte do conjunto de normas reguladoras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e tem o mesmo objetivo que todas as outras normas: padronizar um aspecto da construção civil, com recomendações e etapas que devem ser seguidas à risca.
As normas estão aí para serem seguidas, pois um pequeno desvio das instruções pode causar um enorme impacto negativo para toda a construção. Por isso, a importância de sempre consultá-las antes de realizar qualquer procedimento.
Assim como qualquer norma técnica, a NBR 6122 contém um tópico que elenca as outras normas que possuem relação com o tema e que devem ser estudadas para que tenha uma visão abrangente do assunto. Portanto, para a aplicação da NBR 6122, é indispensável o conhecimento das seguintes normas:
Portanto, antes de iniciar a execução de uma fundação, é importante conhecer não só a NBR 6122, como também todas as outras relacionadas aqui.
A NBR 6122, por abordar um assunto bastante técnico e muito importante para a construção civil, é bem extensa e detalhada. Não nos cabe, hoje, analisar todos os tópicos da norma, mas consulte ela na íntegra para saber todas as especificidades das informações que são de extrema relevância para realizar o projeto e execução da fundação.
A NBR 6122 passou por uma atualização em 2019 e você precisa se atentar a isso, porque pode correr o risco de consultar um documento desatualizado, comprometendo as etapas que devem ser seguidas para realizar o projeto e execução da fundação. Por isso, o ideal é você consultar a própria NBR atualizada ou procurar uma referência confiável, ok?
As atualizações foram necessárias por conta do surgimento de novas tecnologias na construção civil, como o concreto auto-adensável para fundações de hélice contínua. Além disso, a norma foi alterada no sentido que passou a considerar o tipo de fundação e a classe de agressividade ambiental como fatores de influência para a resistência mínima esperada do concreto.
Enfim, alguns pontos foram modificados, pois sempre há necessidade de atualizar conforme as transformações e demandas que surgem. Por isso, você também precisa ficar atento quando for consultar a norma e procurar pela versão atualizada.
Você sabia que a fundação é uma das áreas da construção que deve ser prioridade quando falamos em impermeabilização? Isso porque se não for feita ou se for realizada de forma inadequada, sem dúvida, aparecerão diversos problemas que vão comprometer desde a estética da obra até a estrutura como um todo.
Além de gerar gastos financeiros, o desgaste emocional é enorme, sem contar na possibilidade de surgimento de problemas gravíssimos e até irreversíveis.
Se há falta ou falha de impermeabilização, pode ocorrer uma situação conhecida como “umidade ascendente”, que consiste em infiltrações causadas por conta do efeito de capilaridade da água presente no solo subindo contra a força da gravidade no revestimento.
Assim, podemos entender o fato como sendo um encharcamento que acontece de baixo para cima, pois a umidade do solo é absorvida pela parede. Esse tipo de infiltração pode causar diversos danos para a construção. Por isso, a importância de não deixar passar batida a impermeabilização da fundação.
Ainda está se perguntando qual o melhor impermeabilizante para fundação? Então, vamos te apresentar o melhor deles, o Blok EP 2, uma resina impermeabilizante, desenvolvida pela Blok, para argamassa polimérica indicado para baldrames, reboco e alicerces.
Este produto, ao formar uma camada protetora, impede que a água penetre, por capilaridade, e danifique toda a estrutura. Se você ainda não conhece, converse com nossa equipe para garantir vida longa para as suas edificações! Você vai se surpreender!
Toda obra de engenharia civil exige um projeto e execução de fundação e é por isso que a NBR 6122 é tão importante. Seguir à risca todas as etapas e recomendações descritas pela norma resulta em uma obra de sucesso. Logo, é fundamental que você não só conheça toda a norma, mas também aplique as suas orientações. E, não se esqueça de impermeabilizar a fundação para que não tenha que lidar com as consequências desastrosas que a umidade ascendente pode causar, ok?
Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.