A laje de cobertura, também conhecida como terraços, pode ser projetada para diferentes finalidades.
Considerada uma área molhada, é importante ter alguns cuidados na hora do planejamento deste espaço. A impermeabilização de terraços transitáveis é necessária para eliminar a possibilidade de vazamentos e infiltrações, além de garantir com segurança o livre trânsito de pessoas.
Todo o procedimento dever ser feito por um profissional especializado seguindo os critérios normativos. É preciso se atentar para questões relacionadas às juntas, rodapés, ralos e cantos.
Depois de instalado o impermeabilizante, é necessário revestir a superfície para garantir o trânsito seguro de pessoas.
Se você está interessado no assunto e quer saber mais, não deixe de ler este post até o final. Vamos mostrar os benefícios da impermeabilização em terraços e explicar a importância do uso de produtos de qualidade nesse processo. Confira!
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
Os benefícios da impermeabilização de terraços transitáveis e não transitáveis
O desgaste dos terraços transitáveis acontece de forma mais rápida que nos terraços não transitáveis. Por conta das interferências climáticas e da movimentação constante de pessoas, a tendência é que a degradação ocorra mais rápido nesse espaço.
A impermeabilização correta de terraços transitáveis é a forma mais eficiente e segura de evitar umidade, infiltrações e graves problemas estruturais.
Como os espaços abertos estão mais expostos ao vento, chuva e calor, a impermeabilização evita a degradação precoce do local. Além disso, tal processo evita proliferação de mofo e fungos, deixando o ambiente esteticamente mais bonito e agradável.
Os benefícios de impermeabilização de terraços transitáveis são a longo prazo, e os sistemas mais comuns oferecem garantia de, no mínimo, cinco anos. Durante esse tempo é importante ficar atento para possíveis manutenções.
Acabamos de enviar uma mensagem no seu email. Veja se chegou na caixa de entrada ou no spam.
Oops! Houve algum erro. Verifique se preencheu corretamente.
Inscreva-se e Receba Conteúdos Exclusivos
Terraços transitáveis e não transitáveis, cuidados importantes
O processo de impermeabilização de terraços transitáveis e não transitáveis acontece após a execução da laje, ainda na fase de obras. É preciso deixar a superfície bem regularizada e limpa, livre de qualquer resíduo que possa prejudicar a aplicação do impermeabilizante acrílico.
Esse procedimento de preparo da superfície para a impermeabilização pode ser encontrado na ABNT NBR 7200, que também orienta quando a caída da argamassa de regularização.
Alguns cuidados devem ser tomados na hora da impermeabilização de terraços transitáveis. Esse procedimento deve ser realizado para a cobertura total da área se atentando a pontos críticos, como ralos e cantos.
Quando a superfície é transitável, é muito importante revestí-la, para que o impermeabilizante não sofra com o desgaste causado pela abrasão de veículos ou pessoas transitando sobre ele.
Após a aplicação do impermeabilizante, o profissional responsável deve realizar um teste de estanqueidade para verificar se existe algum ponto problemático na cobertura.
É bom ressaltar que revestimentos cerâmicos não devem ser usados para impermeabilizar terraços transitáveis, paredes ou outros locais.
Além disso, é de suma importância o uso de produtos de qualidade para a impermeabilização de terraços transitáveis. Dessa forma, você garante mais durabilidade da estrutura e segurança para as pessoas que transitam no local. O Blok ST é uma resina impermeabilizante para argamassa polimérica ótima para ser usada em lajes, terraços, sacadas, muros de arrimo, reservatórios de água e muito mais.
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais e deixe seus amigos por dentro deste e de outros assuntos!
BLOG DA BLOK
Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.