Todo concreto tem um grau de porosidade que pode aumentar consideravelmente quando está exposto à umidade proveniente do solo e das chuvas frequentes, já que os riscos de infiltração aumentam. A impermeabilização do concreto é uma técnica que resolve esse problema por meio da aplicação de uma barreira impenetrável nas paredes e pisos.
Muitos profissionais ignoram essa técnica ou desenvolvem as etapas de modo errôneo. No entanto, é praticamente impossível ter um concreto de boa qualidade ao longo do tempo sem utilizar impermeabilizantes adequados. Acompanhe este artigo para entender como funciona a impermeabilização do concreto.
Não existe muito mistério nesse procedimento. Os impermeabilizantes de concreto podem ser aplicados facilmente e não custam caro para a obra.
Esses produtos são eficientes na hora de impedir que a água penetre a superfície. Desse modo, eles podem ser vistos como revestimentos com bases de polímeros, cuja pulverização direta no concreto já entrega ótimos resultados.
Existem diferentes métodos de aplicação, de acordo com as instruções do fabricante. Na hora de aplicar, é preciso portar todos os equipamentos de proteção individual necessários.
Antes de aplicar qualquer tipo de impermeabilização no concreto, é muito importante atentar para os procedimentos prévios de limpeza da superfície.
A norma ABNT NBR 7200, na sessão 8.4.1, descreve o processo de limpeza da base, apesar de ser uma norma voltada a execução de revestimentos com argamassas inorgânicas.
A limpeza da superfície de aplicação é primordial para o sucesso da aplicação de qualquer impermeabilizante. Dessa forma, a superfície de aplicação do concreto deve estar limpa, livre de pó, graxa, óleo, eflorescência, materiais soltos ou quaisquer produtos ou incrustações que venham a prejudicar a aderência do revestimento, no nosso caso, do impermeabilizante.
Acabamos de enviar uma mensagem no seu email. Veja se chegou na caixa de entrada ou no spam.
Oops! Houve algum erro. Verifique se preencheu corretamente.
Inscreva-se e Receba Conteúdos Exclusivos
Quais são os principais sistemas de impermeabilização?
Dentre os diferentes sistemas de impermeabilização, vamos citar os principais utilizados em concreto. Considere-os de acordo com a sua obra.
Membranas
As membranas caracterizam um processo flexível e podem ser aplicadas a frio com o uso de rolos e pincéis. Nesse sistema, os polímeros acrílicos são vistos como material principal. A proteção é aplicada de forma fácil e prática.
Uma desvantagem desse tipo de proteção, é que a membrana aplicada, altera totalmente a aparência do concreto, tirando sua característica original.
Vernizes
Os vernizes são uma opção em relação às membranas, no sentido de alterarem menos a aparência do concreto. Em alguns casos podendo até mesmo ressaltar a cor e brilho do material.
Os hidrofugantes são as opções favoritas de quem busca repelir a água do concreto sem alterar o seu aspecto visual. Ao aumentar a tensão superficial da estrutura, eles dão impermeabilidade às superfícies do concreto. Também podem ser usados em pisos cimentícios ou em superfícies verticais.
Muito se ouve sobre a aplicação de impermeabilizante nas paredes devido à umidade e incidências da água da chuva. Apesar da importância que há nessa técnica, não se pode ignorar que, a durabilidade do concreto é também comprometida pela infiltração, que inicia o processo de corrosão da armadura quando não é protegido por um impermeabilizante.
A impermeabilização do concreto trata o mal da infiltração pela raiz, afinal, a umidade é um dos agentes que comprometem as estruturas de concreto e a construção como um todo, iniciando uma série de outras manifestações patológicas na construção.
Quando você dá atenção a essa etapa, evita que o perigo tome maiores proporções, atingindo outras estruturas, para início de conversa.
Gostou deste artigo? Então, siga nosso perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.
BLOG DA BLOK
Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.