Aprenda Como Chapiscar Parede, Passo a Passo
.webp)
Como Chapiscar Parede: Aprenda o Passo a Passo
Para uma parede bem acabada, três etapas devem ser feitas da maneira correta e aprender como chapiscar a parede da forma correta é a primeira delas. Você deve saber que, para que a parede fique pronta para receber o revestimento final, ela deve passar pelos processos de: chapisco, emboço e reboco. Realizando essas etapas da forma correta, seguindo as orientações de especialistas e consultando as NBR’s sobre o assunto, com certeza, você terá o resultado que espera: uma parede com um acabamento impecável e mais duradouro.
Por outro lado, conseguimos notar muitas construções com paredes mal acabadas, deterioradas e com o revestimento final degradando mais rapidamente. E, na maioria das vezes, esses problemas têm origem nas etapas mal executadas do revestimento das estruturas e alvenarias. Seja realizando da forma errada, seja pulando etapas, as consequências são graves, pois a obra perde qualidade, o que exige manutenções e gastos constantes.
Por isso, preparamos uma sequência de materiais que vão te auxiliar no processo de execução do revestimento da alvenaria e estruturas. Para começar, vamos falar aqui sobre o chapisco, que é a primeira etapa a ser realizada e que deve ser muito bem feita para evitar a falta de aderência do revestimento posterior, que pode deixar a parede frágil e com aspecto inacabado. Então, venha com a gente, porque vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o chapisco, os cuidados, aplicação, passo a passo e ainda o que as normas técnicas orientam! Não perca essa oportunidade e continue lendo!
Para entender como fazer da maneira certa, você precisa saber, antes de mais nada, o que é o chapisco. Então, vamos lá. O chapisco é uma mistura de argamassa mais fluida, usada como a primeira camada em uma parede, para facilitar a aderência do emboço, que será coberto, em seguida, pelo reboco.
A principal vantagem que o chapisco oferece para o revestimento da estrutura é o fato de proporcionar sustentação para o reboco. Isso significa que, se o reboco for aplicado diretamente sobre uma parede que não tenha sido chapiscada, é provável que o reboco não tenha aderência à superfície; portanto, o chapisco propicia a aspereza necessária para aderir o reboco, impedindo que o material se descole do tijolo ou do bloco.
Existem duas formas de chapiscar a parede: a maneira tradicional, em que o próprio pedreiro prepara a massa, seguindo um traço bem específico com cimento CP II ou CP V, que logo depois é aplicada sobre a superfície; e a já pronta, que consiste na utilização da mistura pronta vendida em lojas de material de construção. Quando a massa é manipulada da forma tradicional, é importante certificar que o pedreiro tenha conhecimento sobre o que está fazendo, para que acerte a consistência do chapisco e não tenha problemas futuros, entendido?
Agora que deixamos claro o que é o chapisco, vamos entender quais as suas classificações. De modo geral, podemos dividir os chapiscos em:
Agora, vamos para o que realmente interessa: o passo a passo de como chapiscar a parede.
Agora que você já sabe como chapiscar uma parede da forma correta, é importante saber o que as normas técnicas falam sobre isso para sempre trabalhar dentro dos padrões exigidos, certo? Então, é muito recomendado que você tenha o hábito de consultá-las antes de realizar qualquer procedimento na construção civil! Vamos resumir aqui para ficar bem fácil!
A norma diz, em relação à constituição dos revestimentos, que os revestimentos de paredes e tetos podem ser constituídos por chapisco e emboço, como revestimento de camada única, ou por chapisco, emboço e reboco. Este artigo teve como objetivo explicar o chapisco, mas você pode ver no nosso Blog os outros temas.
Só para confirmar o que falamos, a NBR 13529/2013 define chapisco como “camada de preparo da base, aplicada de forma contínua ou descontínua, com a finalidade de uniformizar a superfície quanto à absorção e melhorar a aderência do revestimento”. É exatamente o que falamos!
Quanto à aplicação do chapisco, a NBR 7200 diz que a argamassa de chapisco deve ser aplicada com consistência fluida, através de lançamento na parede e assegura o uso de aditivos que melhoram a aderência. Por fim, determina que em regiões onde o clima é muito seco e quente, o chapisco deve ser protegido da ação direta do sol e do vento através de processos que mantenham a umidade da superfície no mínimo por 12h, após a aplicação.
Quando for chapiscar a parede, é preciso ficar atento aos cuidados que devem ser tomados para evitar problemas e acidentes. Vamos entender melhor:
Agora que você sabe tudo sobre como chapiscar uma parede da forma certa, não tem como errar mais e, ainda, vai poder garantir obras com a melhor qualidade. Se você quer mais, conheça BlokFix, que é o produto certo para obter resultados diferenciados! Com ele, suas construções serão reconhecidas pela qualidade e durabilidade! Quer mais que isso? Dê uma navegada pelo nosso site para conhecer os outros produtos da Blok!
Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.