Aprenda Como Resolver Problema de Infiltração em Laje de Concreto
.webp)
As infiltrações em lajes podem causar muitos transtornos e dores de cabeça para moradores e proprietários de imóveis. Elas contribuem para a proliferação de fungos, mofo e bactérias, e podem provocar danos na estrutura da construção, assim como desgaste na pintura, rachaduras, manchas e trincas. A infiltração em laje de concreto, pode gerar problemas graves em toda a estrutura da edificação.
Evitar o aparecimento das infiltrações é fundamental para garantir a segurança e durabilidade da construção. Mas quando elas aparecerem, precisam ser logo tratadas para evitar grandes prejuízos. Muitas vezes, não é fácil verificar se existe água infiltrando dentro da parede, porém alguns sinais indicam o problema. Neste post, vamos falar das possíveis origens das infiltrações e como acabar com elas. Confira!
Ao notar os primeiros indícios de infiltração na laje ou nas paredes, providências precisam ser tomadas para que os danos e os prejuízos não sejam muito expressivos. Porém, nem sempre é simples detectar se a água está infiltrando na laje ou nas paredes.
No início da infiltração em lajes, por exemplo, podem aparecer manchas escuras e, em situações mais avançadas, há a presença de mofo e do descascamento da pintura. Já nas paredes, a umidade pode ser um indicador de infiltração, assim como o surgimento de mofo, rachaduras, goteiras e manchas. Existem vários motivos que levam ao surgimento de infiltração nas edificações, entre eles:
A infiltração na laje acontece devido a alguma falha no processo de impermeabilização ou mesmo a ausência de produtos capazes de vedar a entrada de água. Logo que o problema for identificado, é preciso recompor o revestimento para evitar mais danos.
Uma das maneiras mais eficientes de evitar o aparecimento de infiltração em lajes de concreto e da corrosão de armadura é impermeabilizando corretamente a superfície, logo após o assentamento. Existem algumas alternativas de impermeabilização, como a membrana polimérica cimentícia, conhecida também como argamassa polimérica e também a membrana acrílica, também conhecida como manta líquida.
A Associação Brasileira de Norma Técnicas (ABNT) estabelece regulações relacionadas à impermeabilização. A NBR 9574 e NBR 9575 contêm exigências e recomendações relativas ao projeto de impermeabilização, com requisitos mínimos que devem ser seguidos para garantir a estanqueidade dos elementos de uma edificação.
Portanto, a infiltração em laje de concreto pode causar danos estéticos, como manchas, fungos e descascamento da pintura, e provocar sérios riscos para toda a edificação. Para evitar esses problemas, a execução correta do projeto impermeabilização. Pensando nisso, a Blok desenvolveu os melhores produtos impermeabilizantes para sua construção.
Quer saber mais? Entre em contato conosco e descubras soluções incríveis para impermeabilizar lajes e paredes!
Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.