Ao utilizar o concreto na construção civil, existem vários fatores que podem influenciar diretamente o resultado da obra. A permeabilidade do concreto, por exemplo, é uma propriedade que aumenta a durabilidade que, ao longo do tempo, pode sofrer danos devido a fatores externos, como a água das chuvas.
Para que um concreto seja considerado de boa durabilidade, deve-se observar a relação água-cimento e a permeabilidade, ou seja, a capacidade que o material tem de absorver umidade. Porém, outros fatores precisam ser analisados na hora da escolha do melhor material, como os poros do concreto. Entenda agora!
A estrutura do concreto é complexa e composta por muitos componentes vazios e sólidos. O processo de hidratação da massa do cimento forma diversos poros dentro da estrutura. Esses poros são responsáveis por transportar para a parte interna do material algumas substâncias, como água e gases nocivos.
Uma excelente alternativa para evitar a deterioração do concreto e da sua armadura é reduzir o fluxo dessas substâncias dentro da sua estrutura. E, para calcular o nível de permeabilidade do material e garantir uma boa resistência, é preciso entender sobre os tipos de poros do concreto e como classificá-los.
Tipos de poros
Existem os poros de ar, que são classificados em dois tipos: poros de ar aprisionado, que aparecem no adensamento do concreto, e os de ar incorporado, que são o resultado da utilização de aditivos específicos para a incorporação do ar. Há também os poros interlaminares, que se manifestam entre os produtos para a hidratação do concreto, e os poros capilares, que surgem no espaço não ocupado por esses hidratantes.
Tamanhos dos poros
Existem os poros grandes ou macroporos, os poros capilares, os mesoporos e os microporos. Como esses poros ajudam na penetração de agentes nocivos ao concreto, o ideal é que o material tenha poucos furos, para que possa oferecer maior durabilidade.
Acabamos de enviar uma mensagem no seu email. Veja se chegou na caixa de entrada ou no spam.
Oops! Houve algum erro. Verifique se preencheu corretamente.
Inscreva-se e Receba Conteúdos Exclusivos
Como determinar a permeabilidade do concreto?
Quanto maior for a porosidade do concreto, mais chance de entrar umidade no material. Para reduzir essa porosidade, é importante usar um concreto com baixa relação água-cimento e fazer o uso de impermeabilizantes, produtos que diminuem a permeabilidade e aumentam a resistência do material.
Quais são os ensaios que determinam a permeabilidade do concreto?
No Brasil, existem ensaios que são capazes de identificar e determinar o nível de permeabilidade do concreto. Todos estão estabelecidos em normas brasileiras regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os principais ensaios são:
NBR 10786: determina o coeficiente de permeabilidade à água;
NBR 10787: determina a penetração de água sob pressão;
NBR 9778: determina a absorção de água por índice de vazios, imersão e massa;
NBR 9779: determina a absorção de água por capilaridade.
Portanto, a permeabilidade do concreto é importante para garantir mais durabilidade e resistência à obra. Concretos com baixa permeabilidade apresentam índices reduzidos da relação água-cimento e uma capacidade satisfatória em absorver umidade. Além disso, produtos impermeabilizantes de qualidade conferem mais eficiência ao material.
Quer saber mais sobre produtos impermeabilizantes para a construção civil? Conheça agora o BlokSeal Pisos e o BlokSeal CC.
BLOG DA BLOK
Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.